Foi desenvolvida levando em consideração o ambiente terapêutico, exoesqueleto flexível baseado em tensegridade, exoesqueleto baseado nos trilhos miofasciais, aplicativo e a elaboração de um programa de treinamento físico e funcional, específicos para cada criança ou adulto que apresenta sequela de lesão no sistema nervoso central.
O tratamento é realizado em um período de 36 meses, 5 x por semana, com duração diária de 4 horas. A utilização de um aplicativo pela família e equipe de reabilitação facilita a realização de exercícios e atividades diárias que devem ser feitas fora da clínica ou instituição de reabilitação pelos responsáveis ou cuidadores.
O Método Treini é uma metodologia de treinamento intensivo com bases científicas, que melhora a postura, o movimento e a funcionalidade corporal de pessoas com lesão do sistema nervoso central.
Tem como objetivos contribuir para o aumento da independência e autonomia durante a realização das atividades de vida diária, atividades de trabalho, lazer e recreação. Evitar a ociosidade promovendo a ocupação ativa e produtiva. Facilitar a participação e acesso através da inclusão familiar e social. Melhorar a qualidade de vida através do treinamento intensivo global e transdisciplinar.
As principais indicações são sequelas de encefalopatia crônica não progressiva da infância (Paralisia Cerebral), atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, hipotonias inespecíficas, atetose, ataxia, Síndrome de Down, sequelas de traumatismo craniano, sequelas de acidente vascular cerebral, sequelas de tumores cerebrais e outras síndromes.
Fonte: www.metodotreini.com.br